Atividades

Semanal

 Horário de Verão


Horário de Inverno

(Clique sobre a Imagem para a ampliar)

Mensal


 Mês:


Dia: 


Horas: 
16h - 18h

Lugar: 
Igreja Paroquial de 

Intenção de oração: 
Pela Igreja peregrina em Portugal

Adoração + Terço + Confissões

Festividades





Orientações sobre como estar na Igreja

1. Mantenha o silêncio: desligue o telemóvel e evite conversas paralelas, tenha cuidado em não produzir barulhos desnecessários (p/ex. no caminhar, ao deixar cair objetos, com brinquedos de criança ruidosos). Durante a missa não saia do seu lugar, salvo se for urgente.

2. Vista adequadamente: se não vai para a praia de roupa formal, não vá para a igreja como se fosse para a praia. Vista-se com a nobreza, pureza e decência de quem se vai encontrar com Deus. Roupas demasiado justas ou translucidas devem ser evitadas.

3. Respeite todos: não julgue nem critique ninguém. Se acha que o outro tem algo que precisa corrigir diga-lho de forma discreta, cordial e respeitosa, de preferência no exterior.

4. Reverencie e Adore: quando entrar na igreja lembre-se de genufletir (baixar o joelho direito até ao chão) diante do Santíssimo Sacramento. Jesus está no Sacrário e é a Ele que você vem visitar: Cumprimente-O sempre com a genuflexão. Dirija-se calmamente para o banco onde se vai sentar, faça o Sinal da Cruz e dirija-Lhe uma oração em silêncio, se possível de joelhos, antes de se sentar. As outras pessoas, cumprimente-as na rua no final da missa.

5. Participe na oração da comunidade: não permaneça mudo como uma estátua. Todos os fiéis devem unir-se na oração para louvar a Deus, rezando e cantando juntos. Se não sabe, faça-o apenas num tom mais baixo. Com o tempo irá conseguir melhorar a participação. Levante, sente e ajoelhe-se nos momentos devidos. Durante as celebrações as visitas turísticas estão proibidas. Os fotógrafos devem evitar andar de um lado para o outro.

6. Comungue apenas se está preparado: para comungar é necessário ser católico e batizado, acreditar na presença real de Cristo na hóstia consagrada, ter-se confessado ao menos uma vez no último ano, não estar em pecado grave (pior ainda se é público), ter participado na missa toda. Deve reservar ao menos 1 hora de jejum antes de comungar.

7. Comungue de preferência na boca. Se receber a comunhão na mão, deve fazer como um trono com a mão esquerda sobre a direita. Depois, pegue com a mão direita a hóstia consagrada que lhe foi colocada na mão esquerda e leve-a imediatamente à boca, mas de forma que o ministro possa ver que você a comungou. Tenha cuidado para que nenhum fragmento se perca ou caia no chão. É proibido levar embora a hóstia consagrada!

8. Reverencie o Sacerdote: seja mais santo ou mais pecador ele é representante de Cristo. Levante-se quando Ele entra na Igreja e não saia da missa antes que ele se retire.

9. Qualquer dúvida pergunte ao Sacerdote: é santo da sua parte querer melhorar. O Sacerdote, como um pai, terá muita alegria de espírito em ajudar a sua alma a se santificar.


Atendimento e Cartório Inter-Paroquial

Sob marcação telefónica: 279778149 ou 912211454

Centro Pastoral e Cartório Paroquial de Ranhados, Mêda

Rua da Corredoura, s/n, R/Ch

6430-362 Ranhados

cartorioparoquialranhados @ gmail.com


Comentários