MISSA VOTIVA DO ESPÍRITO SANTO

 

Sobre as palavras de Jesus que nos diz «o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse» comenta o afamado pregador português, Padre António Vieira:

Jesus fala «para todos, porque todos ouvem; mas não ensina a todos, porque uns aprendem, outros não. E qual é a razão desta diversidade, se o mestre é o mesmo e a doutrina a mesma? - Porque, para aprender, não basta só ouvir por fora: é necessário entender por dentro. Se a luz de dentro é muita, aprende-se muito; se pouca, pouco; se nenhuma, nada».

Continua o seu raciocínio dizendo «Para converter almas, não bastam só palavras: são necessárias palavras e luz. Se quando o pregador fala por fora, o Espírito Santo alumia por dentro, se quando as nossas vozes vão aos ouvidos, os raios da sua luz entram ao coração, logo se converte o mundo».

Por uma parte são necessárias as palavras do pregador. Todavia, que poderá fazer o pregador se fechados estão os ouvidos que o deveriam escutar e cerrados os seus corações à luz de Deus? Que vale ao pregador pregar se os olhos daqueles que o deviam escutar estão abismados nos ponteiros do relógio e os seus corações ocupados – apinhados -- pelas coisas mundanas e pouco ou nenhum espaço resta para as coisas do Alto?

«Quem Me não ama não guarda a minha palavra», diz Jesus. Quando se ama, horas passadas junto da pessoa amada são meros segundos. Qual é o casal de apaixonados que passa o tempo a seguir com os olhos os ponteiros do relógio ou as tontas moscas que rodopiam no ar, em vez de se falarem e se escutarem, se conhecerem e manifestarem o seu mútuo amor?

Prossegue Jesus: «Quem Me ama guardará a minha palavra, e meu Pai o amará; Nós viremos a Ele e faremos nele a nossa morada». Acolher, guardar e aprofundar o conhecimento da Palavra de Jesus é abrir a em nós a possibilidade de Deus nos vir habitar. Para nisso nos ajudarem, servem-nos os pregadores e serve-nos escutá-los.

Por outra parte, são necessários os raios de luz do Espírito Santo. Mas como pode o Espírito do Amor de Deus, que sempre respeita a liberdade dos seres humanos, entrar no coração daqueles que não se predispõe a acolhê-lo e a acreditar? E como se predispor a acolher o Espírito Santo e a acreditar em Deus?

«Bendiz, ó minha alma, o Senhor», diz o salmista. A oração é sempre caminho para entrar na casa de Deus e para deixar Deus fazer sua morada em nós. A oração sincera que brota do profundo do coração e do mais elevado da alma. Um diálogo com ansioso desejo para começar mas sem pressas para terminar: de duas partes que procuram todo o instante possível para se encontrarem. O diálogo com o Amado, mais que para pedir, para oferecer elogios e louvores de amor.

«Como são grandes, Senhor, as vossas obras!», exclama o salmista, o homem ou mulher orante, que observando a beleza do mundo que o rodeia e contemplando a beleza da obra criada, admira a beleza incomensurável do Criador. Não se fixa demasiado nas coisas criadas, mas passando por elas o olhar, dirigir a atenção para o criador.

«Todos de Vós esperam», é a atitude do apaixonado por Deus, porque em Deus põe o centro da sua atenção, a âncora da sua esperança, e n´Ele confia mais que em tudo. O que espera em Deus mantêm o coração aberto para o acolher e os sentidos numa atenção vigilante, atentos ao caminho da vida, aos sinais dos tempos, para que não deixem de encontrar Deus nas suas manifestações mais discretas e nos momentos mais imprevisíveis.

«Se mandais o vosso espírito, retomam a vida e renovais a face da terra». Assim acredita quem ama a Deus, acredita no poder de Deus, confia que o Senhor pode fazer maravilhas e renovar todas as coisas. Deseja que o Espírito de Deus venha transformar todas as coisas segundo a sua vontade santa. Deixa-se transformar pela vontade santa de Deus.

Que o nosso coração deseje procurar a Deus com pressa, a não se afastar de Deus à pressa, oferecer a Deus louvores, a esperar pacientemente - de Deus - as bênçãos, a colaborar ativamente na renovação que Espirito Santo ambiciona operar em nós, a fim de fazer de nós morada sua... 




Comentários