Peregrinação dos Símbolos da JMJ em Poço do Canto e Pai Penela

Durante todo o mês de julho, a nossa Diocese acolheu os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ): a Cruz peregrina (entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em 1984) e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani (que passou a acompanhar a cruz desde 2000), que já percorreram várias latitudes do mundo.

Na passada quarta-feira (dia 27), foi a vez dos jovens da Zona Pastoral de Mêda receberem os Símbolos no final da Eucaristia presidida pelo nosso Bispo em Penedono.

Seguidamente, fomos acompanhados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e um grupo de Motards até ao alto do Poço do Canto onde, apesar da hora tardia, foram muitos aqueles que marcaram presença para connosco inaugurarem o “outdoor” da JMJ 2023 e, de seguida, connosco rezarem o terço até á Igreja do Poço do Canto, acompanhados pelo andor de Nossa Senhora de Fátima. Chegados à Igreja, tivemos um pequeno momento de catequese sobre a JMJ e um coffee-break para repor energias. Com o estômago um pouco mais composto, foi tempo de Expor e Adorar o Santíssimo Sacramento, numa vigília que se prolongou até de manhã. Durante a noite, na presença das nossas crianças, jovens, seus familiares e o nosso Pároco, tivemos momentos de oração, confraternização, jogos e dinâmicas.

Ao início da manhã, despedi-nos dos Símbolos com a oração de Laudes. Rumamos até Pai Penela onde, junto à Sagrada Família, nos aguardavam muitas pessoas, entre elas muitos dos nossos emigrantes. Demos, então, início ao recitar de um terço composto por contas humanas pelas ruas da aldeia. A meio do percurso, houve oportunidade para a bênção de um rebanho de ovelhas: nada nem ninguém passou indiferente à passagem dos Símbolos da JMJ.
Enquanto decorriam alguns jogos tradicionais, foi servida uma merenda. E, quase a terminar a nossa manhã, inauguramos o nosso “outdoor” com o lema: “De ténis nos pés ou de bengala da mão: há pressa no ar! Pai Penela a tua Jornada começa aqui…”. Demos por terminada a nossa manhã com uma Oração pela Paz na Ucrânia e no mundo inteiro, no Miradouro de Santa Bárbara, tendo sido, para todos, um momento carregado de muita emoção. Estavam connosco alguns refugiados ucranianos e venezuelanos.

Já pela hora do almoço, deslocamo-nos à casa do Povo para, aí, partilharmos a mesa. Os Símbolos nunca ficaram fora de porta mas, no final da refeição e depois rezarmos a oração da JMJ, tivemos de os deixar partir para as mãos do Comité Organizador Paroquial (COP) de Mêda.

Agradecemos a presença e o empenho de todos aqueles que contribuíram para o sucesso do nosso acolhimento dos Símbolos da JMJ, permitindo-nos uma experiência enriquecedora de fé em Jesus Cristo. Finalmente, uma mensagem de apreço aos nossos jovens a quem o Santo Padre pede que “não sejam jovens de sofá” e que de facto não foram: acompanharam os Símbolos com muito entusiasmo e empenho. Continuemos a caminhar juntos. Há pressa no ar…

COP´s de Poço do Canto e Pai Penela








Comentários