Sobre o Reino de Deus semelhante a 10 Virgens (Mt 25, 1-13)

- As 10 virgens representam toda a Igreja: “Desposei-vos a um único esposo, para vos apresentar a Cristo como virgem casta” (2Cor 11, 2).

- Virgindade é símbolo da abstenção das coisas ilícitas.

- As lâmpadas são símbolo das boas obras: “Brilhem as vossas obras diante dos homens, para que vejam as vossas boas ações e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Lc 12, 35).

«Quem não quer ver o que é mau, quem não quer ouvir o que é mau, quem desvia o nariz dos odores ilícitos dos sacrifícios, quem desvia o paladar dos manjares ilícitos dos sacrifícios, quem foge do abraço da mulher alheia, quem reparte o pão com o faminto, quem dá hospedagem em sua casa, quem veste o nu, quem harmoniza os litigantes, quem visita o doente, quem sepulta os mortos, esse é que é a virgem, esse é que tem a lâmpada.»

- O azeite é símbolo da caridade, porque a caridade nunca desaparece (cf. 1 Cor 13, 8).

- Tanto as insensatas como as prudentes adormecem, pois todas passam pelo sono da morte.

- No meio da noite, isto é, no momento em que não se espera, em que não se sabe quando é, anuncia-se a vinda do Esposo.

- Todas se levantam, isto é, todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão.

- As almotolias significam os seus corações:

            - Aquelas que quiseram agradar aos homens e fizeram coisas dignas de louvor apenas para receberem glórias terrenas não levam azeite nas almotolias, não trazem amor nos corações. Estas são as insensatas.

            - Aquelas que se desviaram das coisas ilícitas e praticaram boas-obras com a sinceridade, com amor verdadeiro, não por interesses mundanos - para receberem louvores humanos - mas para que o seu bom proceder desse glória a Deus, são as prudentes.

- Só o verdadeiro amor (caridade) pode manter a chama acesa para a vida eterna.

- Quando a abstenção das coisas ilícitas ou as boas obras são praticadas por interesse, para serem vistas pelos homens e assim receber os seus louvores nesta vida, não se cultiva o azeite interior… os nossos corações estão vazios.

- Quando as boas obras e a abstenção das coisas ilícitas não tem como propósito louvores terrenos mas sim da apresentação da consciência limpa diante de Deus, então sim, cultiva-se o verdadeiro amor, isto é, o coração cheio de caridade, e leva-se a almotolia cheias de azeite para manter a lâmpada acesa na vida eterna.

 Baseado no Sermão de Sto. Agostinho




Comentários